7 de novembro de 2011

Reciclar.. a arte de transformar!


Reciclar é uma das palavras que têm se ouvido com bastante freqüência ultimamente, em diversas formas de mídia e comunicação. Porém, não se trata apenas de mais uma palavra no dicionário, mas acredito que está bem relacionado com o que estamos vivenciando atualmente. Além de contribuir diretamente com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo descartado, também acaba por ser uma fonte de emprego para muitas pessoas.

A arte de reciclar, não se limita apenas em reutilizar algo, mas é uma magnífica arte de transformar. Aquilo que já não serve mais para determinado fim, é transformado em algo que passa a ser útil de agora em diante. É a criatividade dando vida ao que estava adormecido.

Os materiais mais comuns que são reciclados na parte de artesanato, são o vidro, o papel, o plástico, tecido e a madeira. Porém existem muitos outros materiais descartados que podem também ser reaproveitados para outros fins.

A fuxicaDeLí atualmente trabalha mais com o papel e o tecido, mas todo "lixo" é sempre bem vindo.. rs.

Abaixo do texto, colocamos alguns dos nossos trabalhos com reciclados.

E a seguir, postamos um texto bem interessante, retirado do blog http://www.ciclovivo.com.br com 5 dicas para começar a reciclar!


Comece pequeno

Para fazer a diferença, não precisa começar pelo mais complicado. Lembre-se, cada esforço conta, pequeno ou grande. Um pequeno começo é melhor do que nada, e pode ajudar a dar-lhe uma maior confiança para passos maiores no futuro. Começar pequeno é começar com você mesmo.
Olhe para as coisas que possui e utiliza. Materiais ao seu redor dos quais você tem controle. Estes objetos poderiam estar em sua casa, em seu local de trabalho, no seu quarto de hotel durante as férias, em seu carro entre outros.
Assim que se sentir confortável em reciclar suas próprias coisas, expanda sua esfera de influência para aqueles que estão ao seu redor, como sua família e em seguida seus parentes e amigos.

Reduzir e Reutilizar primeiro

A reciclagem não é exatamente o primeiro da fila na hierarquia Redução de Resíduos. Na verdade, ela vem em terceiro lugar. Fazer a diferença para o meio ambiente significa reduzir o consumo primeiramente. Este é o passo mais eficaz para gerar menos resíduos (consumindo menos automaticamente produz menos resíduos).
No entanto, há momentos em que o consumo é necessário. Nestes casos, reutilize o máximo possível antes de reciclar todos os materiais restantes. A reutilização de produtos, sempre que possível, é ainda melhor do que a reciclagem porque o item não precisa ser reprocessado antes que ele possa ser usado novamente.
Finalmente, se você tem que fazer as compras, escolha produtos feitos de materiais reciclados. E certifique-se de reutilizá-los quando você não precisar mais deles. Procure os símbolos indicativos, eles mostram se são feitos de materiais reciclados ou se são projetados para reciclagem. Estas práticas contam!

Saiba o que reciclar

Antes de começar a sua jornada, o conhecimento básico que você precisa é saber o que reciclar. Existem muitos itens que podem passar por este processo como o papel, vidro, alumínio, plástico, artigos eletrônicos entre outros. Portanto, antes de começar saiba quais materiais podem ser transformados e para onde pode enviá-los.

Como deixar sua casa “verde”

Diversos itens para reciclagem podem ser encontrados dentro de casa pois compra-se com frequência, como por exemplo mantimentos e bens de consumo doméstico. Muitas vezes esses produtos vêm com muitas embalagens que acabam imediatamente indo para o lixo caso os 3 R’s não sejam colocados em prática.
Experimente fazer a triagem deste material e incluir a compostagem como hábito e compartilhe suas experiências. Quanto mais pessoas praticarem suas responsabilidades individuais de reciclar e proteger a terra, melhor.

Como deixar seu escritório “verde”

O escritório é outro lugar onde você pode expandir seus esforços. Muitas vezes os papéis são usados em taxas alarmantes. Imprima somente o necessário e use os dois lados do papel. Prefira garrafinhas reutilizáveis ou canecas para beber água e café.

(Texto com autoria da Redação CicloVivo - retirado do site www.ciclovivo.com.br )


Alguns dos nossos Produtos Reciclados:


Porta-Garrafas de Jornal




Carteira de Caixa de Leite



Porta-Canetas de Rolo de Papel-higiênico



Sacolas de Revistas



Caixas de Papelão Decoradas


Para visualizar outros produtos reciclados pela fuxicaDeLí, acesse o nosso flickr!
Até breve!